Relembre quando a Globo lançou sua própria versão de Jaspion para enfrentar a Manchete

Notícias

por Paulo Almeida Prado 0 visualizações




No início dos anos 90, a Rede Mancete vivia seu auge, muito graças a séries japonesas como Jaspion, Changeman e Jiraiya, que eram grandes atrações da grade. Então, para combater a concorrente, a Rede Globo passou a investir no mesmo filão.



Em 1990, a emissora do grupo Bloch tinha em sua programação os seguintes seriados: Jaspion, Jiban, Changeman, Flashman, Lion Man, Cybercop e Jiraiya. Todos eram sucesso de audiência, atingindo médias em torno de cinco pontos, marca satisfatória para o canal. Pensando nisso, a Globo resolveu testar algumas produções similares no bloco Sessão Aventura, que até então era dominada por seriados dos EUA, como Profissão: Perigo, Anjos da Lei, Dama de Ouro e Força de Emergência.

A primeira série a ser exibida foi Bicrossers. Datada de 1985, a obra conta a história dos irmãos Mizuno (Ken e Ginjiro), que se tornam heróis após receberem poderes de uma entidade cósmica. Assim, eles enfrentavam a maléfica Organização Destler, que queria dominar o mundo.



Bicrossers estreou na Globo em 2 de janeiro de 1990, dentro da Sessão Aventura, com exibição às 17h, após o seriado norte-americano Esquadrão Classe A. Assim, a emissora batia de frente com a Manchete, que exibia no mesmo horário a Sessão Super-heróis.



Meses depois, em março, a Globo investiu novamente no gênero e trouxe mais uma produção da Toei para a Sessão Aventura. Desta vez, a atração era Gavan, herói também conhecido como Gyaban. Intitulada Space Cop - O Policial do Espaço no Brasil, a série foi feita em 1982 e mostra o oficial Takeshi Ichijouji tentando impedir que a Terra seja invadida pela Organização Criminosa Makuu.



Nas chamadas do seriado, a emissora fazia referência a Bicrossers, anunciando que um novo herói agitaria ainda mais a programação:



Meses depois, as séries saíram da Sessão Aventura e migraram para o Xou da Xuxa, sendo exibidas por pouco tempo. No ano seguinte, 1991, as obras ainda passaram pela TV Gazeta, que as exibiu no programa Gazetinha após a Globo ceder os direitos destas.

Também em 1991, a Globo estrearia outra produção similar: Shaider, de 1984. Na história, conhecemos o arqueólogo Dai Sawamura, que durante uma expedição é levado para o espaço e treinado para combater a Organização Mágica Fuuma, usando os poderes do milenar Guerreiro Shaider.



Transmitida anteriormente pela Gazeta, a produção seria exibida nas manhãs de sábado pela emissora carioca por alguns meses.

Ainda no começo da década, a emissora carioca lançou uma coleção de Fitas VHS com os três seriados: Bicrossers, Space Cop e Shaider.



Esta foi a última investida da Globo no gênero tokusatsu. Anos depois, a emissora exibiria produções como Power Rangers e VR Troopers, que utilizavam cenas de séries japonesas mescladas com sequências produzidas pela Toei Company.

Veja também: Por onde anda o elenco da série Jaspion?



Veja também: Teste: Você se lembra dos heróis japoneses da Manchete?