Etevaldo, Vô Orlando e muito mais: artistas de programas clássicos da Cultura que já morreram



Wagner Bello



O ator vivia o extraterrestre Etevaldo no infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Vítima do vírus HIV, ele faleceu aos 34 anos, em 12 de agosto de 1994, poucos meses após a estreia do programa. Para concluir a história do personagem, a atriz Siomara Schoröder foi escalada como Etecetera, irmã de Etevaldo. No 88º episódio (o antepenúltimo da série), a extraterrestre afirmava que seu irmão agora brincava nas estrelas. De acordo com a atriz, em entrevista concedida à revista Quem, na época o fato não foi divulgado: "tentaram esconder a notícia, não sei se por conta do tabu que era a Aids e o homossexualismo, ou para não desiludir as crianças".

Gianfrancesco Guarnieri



Consagrado na TV, no cinema e no teatro, o veterano viveu Seu Orlando, avô de Lucas Silva e Silva em Mundo da Lua. Faleceu vitimado por insuficiência renal crônica, aos 71 anos, em 22 de julho de 2006.

Cláudio Chakmati



Mais um integrante do Castelo Rá-Tim-Bum que já faleceu. Tendo passado por outros programas da Cultura, como Bambalalão e Rá Tim Bum, ele manipulava os bonecos Mau e Porteiro no infantil. Faleceu aos 31 anos, em 9 de fevereiro de 1997, após uma parada cardíaca durante uma visita à Tailândia. Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo, publicada em 21 de fevereiro do mesmo ano, a morte supostamente teria ocorrido em decorrência de uma overdose de heroína.

Gérson de Abreu



Primeiro apresentador do X-Tudo, Gérson também atuou em outras atrações da emissora, como É Proibido Colar, Bambalalão e Castelo Rá-Tim-Bum, onde manipulava o personagem Flap. Faleceu em 18 de julho de 2002, aos 37 anos, vítima de um infarte.

Márcio Ribeiro



Substituto de Gérson no X-Tudo, Márcio particiou também do Rá-Tim-Bum. Tendo se destacado nos anos 2000 como comediante stand-up, faleceu em 29 de maio de 2013, aos 49 anos, vítima de complicações cardíacas.

Veja também: Episódios perdidos e exibição na Globo substituindo Xuxa: os segredos da série Mundo da Lua



Veja também: Gérson de Abreu, Fernanda Souza e o boneco X: 20 curiosidades para relembrar o X-Tudo



Veja também: Relembre a história de Kevin Arnold: os segredos da série Anos Incríveis








commentDeixe sua opinião
menu