Piano, balé, prosódia e mais: elenco de Novo Mundo se prepara para desafios do Brasil Império



O elenco de Novo Mundo, próxima novela das seis da Globo, tem se dedicado desde outubro ao trabalho de preparação para o novo projeto. Os atores estão passando por aulas de viola, violino, piano, balé, luta, luta com espada, preparação física, equitação, prosódia, alemão, caligrafia, pintura, tiro, etiqueta, carruagem, lundu (dança africana), canto e dança para se ambientar aos costumes da época, já que a trama se passa entre 1817 e 1822.



Para Isabelle Drummond, que irá interpretar Anna Millman, a professora de português de Leopoldina (Letícia Colin), a preparação une o elenco e dá uma base para entrar no universo da trama: "Foram muitas práticas diferentes. Imersão cultural, preparação física. Gostei muito da preparação artística com a Ana Kfouri e da aula de espada com a equipe de Dirceu e Javier, que mesclou alguns estilos. Na aula de etiqueta, tivemos alguns momentos bem engraçados. Rolou muita risada".

Gabriel Braga Nunes, que fará o vilão da trama, Thomas Johnson, ressalta que o diferencial da preparação foram os ensaios. "Ensaiamos como se fosse teatro. Muito trabalho de mesa, todo o elenco junto. Todo mundo começando a entender a novela de um mesmo ponto de vista. O Vinícius Coimbra, diretor artístico da novela, nos dirigiu, mas todos os diretores participaram. São vários olhares, mas de um ponto de vista comum", destaca.

Já para Caio Castro, que viverá Dom Pedro, essa preparação é importante para se manter fiel à história. "Essa história faz parte da construção da nossa sociedade. Acho importante a gente saber cada detalhe dela e dessas vidas que existiram de fato", acrescenta o ator.

Também fez parte da preparação do elenco, que inclui nomes como Letícia Colin, Chay Suede, Ingrid Guimarães, Leopoldo Pacheco, Rodrigo Simas, Sheron Menezes e Romulo Estrela, um workshop sobre o contexto histórico em que se passa a novela com o professor de história Francisco Vieira, que também é consultor dos autores Thereza Falcão e Alessandro Marson, e sobre o cotidiano e o universo dos personagens, com a produtora de arte Ana Maria Magalhães.

Detalhes da trama

A história de Novo Mundo começa com a grandiosa travessia do Atlântico que trouxe a arquiduquesa austríaca Leopoldina (Letícia Colin) ao Brasil para se tornar a esposa de Dom Pedro (Caio Castro).



Nesta viagem, em meio a oficiais, marujos, artistas, cientistas, criados e aventureiros, dois jovens se apaixonam e despertam para um Novo Mundo. O romance ficcional entre a professora de português Anna (Isabelle Drummond) e o ator Joaquim (Chay Suede) se entrelaça à luta do Brasil pela construção de uma nação independente.

Ela, uma escritora inglesa, linda, inteligente e culta, que tem a missão de acompanhar Leopoldina e ensinar a língua da colônia para a futura princesa. Ele, um atrevido ator de comédia dell'arte, que embarcou no navio, por acaso, para não ser preso injustamente, e se tornará o herói desta história por ter como principal missão na vida o bem comum.

Ao cruzarem seus destinos, eles terão que lutar contra muitos obstáculos para ficar juntos. No seu encalço, o oficial inglês Thomas Johnson (Gabriel Braga Nunes), que vê em Anna o melhor cartão de visita para suas ambições.

Ao mesmo tempo, se envolverão intensamente nos acontecimentos que culminam na separação do Brasil de Portugal, ao lado de Dom Pedro e Leopoldina - neste período, o Brasil já havia deixado de ser colônia, era um Reino, mas ainda aliado a Portugal.


Deixe sua opinião



Leia também

Novelas

Por onde anda Cecília Dassi, a Sandrinha de Por Amor

A garotinha Sandrinha conquistou o Brasil na primeira exibição de Por Amor, exibida entre 1997 e 1998 pela Rede Globo. Cecília Dassi, tinha apenas sete anos quando interpretou a personagem. Depois disso, ainda atuou em diversos papeis na Rede Globo, mas abandou a carreira na televisão