Funcionários da ESPN reformam quadra de região carente de São Paulo e emocionam até gerente geral



O objetivo de realizar transformações de vidas através do esporte é extremamente levado a sério na ESPN. Além de transmissões esportivas, o canal tem feito ações junto a comunidades carentes desde o ano passado, em parceria com organizações não governamentais (ONGs).



Nesta última quinta-feira (22), líderes comunitários, residentes locais e convidados especiais se reuniram na comunidade de São Remo, que fica ao lado da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Eles participaram da abertura de uma nova quadra esportiva multifuncional dedicada à comunidade local e aos seus moradores.

O TV História foi um dos veículos convidados a participar do evento e viu uma comunidade carente, mas extremamente feliz ao receber um espaço novo, moderno e bonito para uma região que parece abandonada pelo poder público.

A quadra e sua área ao redor foram reconstruídas com a ajuda de membros da comunidade e funcionários da ESPN - cerca de 40 foram ao local há duas semanas e ajudaram no acabamento, pintura, entre outras ações nas áreas do lugar.

O espaço permitirá que os jovens da comunidade possam desenvolver suas habilidades com foco no futuro profissional, capacitando-os para alcançar seu potencial através do poder do esporte.

Hoje, a comunidade de São Remo abriga aproximadamente 6 mil pessoas e possui algumas das classificações mais baixas de São Paulo em renda, educação e saúde.

Tudo foi viabilizado com uma parceria total entre as entidades envolvidas. A love.fútbol, que constrói instalações de esportes comunitárias em todo o mundo, ajudou a selecionar a localização da nova quadra com base na necessidade, população e status socioeconômico.



A Vencer, em conjunto com o Programa Esportivo de Desenvolvimento Humano (Prodhe), organizará atividades esportivas para que os jovens possam passar menos tempo nas ruas e mais tempo na quadra. Essas colaborações criaram um verdadeiro senso de propriedade do espaço pela comunidade, permitindo o uso contínuo, sustentável e impactante.

O evento de inauguração da quadra foi feito pela apresentadora Juliana Veiga, do SportsCenter - 1º Edição, e pelo comentarista Gustavo Hofman, que também foi um dos funcionários que ajudaram na reconstrução do local.

Executivos do alto escalão da casa também estavam presentes. Entre eles, Ana David, Diretora Jurídica e responsável pelo envolvimento da comunidade da ESPN Brasil, e German Hartenstein, gerente geral da ESPN no Brasil.

German, inclusive, era um dos mais emocionados. Ao conversar com a nossa reportagem, o executivo, que está na ESPN há 20 anos, não escondeu a alegria e ficou com os olhos cheios de lágrimas.

"Isso aqui é uma missão nossa. A gente acredita muito no poder do esporte e que ele pode transformar a vida de pessoas carentes, a gente acredita nas pessoas. Quando você mistura as duas coisas, dá um samba bom. E como você pode ver, a gente não consegue falar direito sobre isso que já se emociona", afirmou o executivo, com olhos marejados.

Já Gustavo Hofman, comentarista, diz que a emoção quando chegou para ajudar na reforma da quadra, com uniforme de pintor, foi indescritível. Ele explica o motivo de ter aceitado ajudar e revela que sempre quis fazer mais pelas pessoas.

"É muito legal, o dia a dia é meio maluco. Sempre quis ajudar, fazer alguma coisa a mais, mas nunca tinha tempo por causa de trabalho, por várias coisas. A partir do momento que a ESPN me dá essa oportunidade, eu vou abraçar. Fui ano passado, quando ajudamos no Rio de Janeiro, no Morro dos Macacos, e vim aqui em São Paulo, que é minha casa. E quando você vem ajudar, você se sente parte da comunidade. Hoje estava todo mundo aqui e eu fiquei muito contente", diz, com um sorriso no rosto.


Deixe sua opinião



Leia também