Rei da madrugada, fenômeno da TV Colosso e com canal só seu: a história de Power Rangers na TV brasileira



O filme Power Rangers já pode ser considerado um grande sucesso de bilheteria mundial neste ano, mesmo tendo ficado abaixo do que se esperava. Além disso, fãs da cultura pop estão elogiando o longa e pedindo sua sequência.



Mas o que fez a popularidade do show no mundo foi a sua série de TV. Com 24 temporadas e sendo produzida até hoje, o programa já passou pelos mais diversos canais da TV brasileira, tanto aberta, quanto paga.

Na Globo, tornou-se fenômeno na TV Colosso em 1995. Na mesma emissora e na Band, virou o rei da madrugada, onde ganhou inúmeras reprises tapa-buracos na programação de ambas.

Na TV paga, a exibição majoritária foi pelos Fox Kids e Jetix, que eram vendidos para as operadoras de TV por assinatura nos anos 2000 como "o canal dos Power Rangers".

Nesta matéria, você vai ver, temporada por temporada, a linha do tempo dos heróis coloridos no Brasil e, inclusive, saber onde as séries são exibidas hoje. Vale lembrar que a Netflix disponibiliza todas as temporadas do show para os assinantes.

Mighty Morphin Power Rangers (1993 - 1996)

A mais clássica das temporadas dos heróis coloridos chegou ao Brasil em 1994, quando estreou no canal Fox, ainda disponível em uma TV paga onde as mensalidades eram os olhos da cara e poucas pessoas tinham acesso.

O programa só se popularizou de forma estrondosa mesmo quando começou a ser mostrado, no fim daquele mesmo ano, na Globo, como principal atração da TV Colosso em todas as manhãs. As duas primeiras temporadas ficaram por lá até 1996, quando rumaram para os domingos de manhã, às 10h15, com a terceira temporada e a fase Alien Rangers.

Depois, a Globo reprisou esta fase várias vezes entre 1997 e 1999 nas manhãs de sábado, e também nas madrugadas, como tapa-buraco da programação.

A série voltou a TV aberta em 2011, quando a Band exibiu todas as temporadas desta fase em sequência na faixa da manhã, até o início de 2013. Em 2015, chegou a ter uma passagem relâmpago pelas madrugadas da mesma Band.

Power Rangers Zeo (1996)

A quarta temporada dos Rangers chegou ao Brasil em 1996, no recém-lançado Fox Kids, sendo o carro-chefe da programação do novo canal infantil. Em 1997, o programa estreou no Angel Mix, apresentado por Angélica na Globo, também com muito destaque.

Depois, em 2000, chegou a ser exibido como tapa-buraco na programação da Globo. Em 2013, foi transmitido nas tardes da Band de forma integral apenas para São Paulo. Em 2016, também foi para a madrugada da emissora paulista, servindo de enfaixe para a programação.

Power Rangers Turbo (1997)

A quinta temporada dos morfadores coloridos foi exibida no segundo semestre de 1997, primeiramente no Fox Kids. O programa também chegou a ser mostrado na Fox em 1998, a fim de chamar a atenção de telespectadores do canal infantil do grupo.

No mesmo ano, foi exibido no Angel Mix, apresentado por Angélica, na Globo, com destaque. Chegou a ser mostrado, em 2013, nas tardes da Band e também em horário nobre para estados do Norte do país com fuso diferente.

Atualmente, está no ar na Band para todo o país, na madrugada de sábado para domingo, em maratona de 1h30, das 4h30 às 6h da manhã.

Power Rangers no Espaço (1998)

Considerada uma das melhores fases dos Power Rangers, a sexta temporada, que dá fim a "era Zordon", chegou ao Brasil em 1999, no Fox Kids, e só deu o ar da graça na Globo no ano seguinte, em 2000.

Na época, fez uma dobradinha de sucesso com Digimon nas manhãs da Globo e foi uma das mais bem sucedidas no Ibope - chegando a picos de 14 pontos na época.

Em 2003, foi exibida nas manhãs da Globo na TV Globinho e, em 2004, foi mostrada como tapa-buraco na programação do canal nas madrugadas.

Em 2006, foi exibida pelo Jetix em maratona nas tardes de domingo, no programa chamado Geração Power Rangers. Em 2013, chegou a ser mostrada pela Band nas tardes como tapa-buraco de Natal e Ano Novo. Três anos depois, em 2016, foi transmitida nas manhãs de sábado e domingo, às 6h, de forma integral.

Power Rangers na Galáxia Perdida (1999)

Temporada que iniciou um sistema de produção que conhecemos até hoje - com temporadas fechadas sem ligação com a anterior -, Power Rangers na Galáxia Perdida chegou ao Fox Kids com pompa em 2000.

No ano seguinte, em 2001, o programa foi mostrado no Bambuluá, de Angélica, na Globo, também com sucesso, onde fez um bom trio de Ibope com Dragon Ball Z e Digimon 2. Ficou até 2002 nas manhãs globais.

Em 2006, foi exibido integralmente no Jetix, no programa Geração Power Rangers, nas tardes de domingo. Voltou à TV aberta em 2013, quando foi exibido para estados do Norte e Nordeste sem horário de verão, em horário nobre.

Em 2016, a temporada foi mostrada na Band, nas manhãs de sábado e domingo, às 6 da manhã, de forma integral.



Power Rangers - O Resgate (2000)

Fase onde os Rangers bancam os bombeiros, Power Rangers - O Resgate chegou à TV brasileira em 2001, como uma das grandes estreias do Fox Kids para aquele ano.

Na TV aberta, só chegou no segundo semestre de 2002, dentro da TV Globinho, ficando até 2003. Depois disso, nunca mais foi mostrado.

Power Rangers Força do Tempo (2001)

Considerada a mais madura série dos Rangers, Power Rangers Força do Tempo chegou em 2002 no Fox Kids, com pompa e divulgação. Por lá, foi mostrada até 2005, quando o canal já se chamava Jetix.

Na TV aberta, começou a ser mostrada na Globo em 2003, dentro da TV Globinho, onde fez muito sucesso, ficando até meados de 2004 daquele ano. Em 2017, a Band chegou a usar a série como tapa-buraco nas manhãs de domingo.

Power Rangers Força Animal (2002)

Primeira temporada produzida pela Disney após adquirir a franquia da Saban Brands na época, Força Animal chegou ao Fox Kids em 2003 e foi a última temporada Ranger a estrear no clássico canal.

Foi mostrada pelo Jetix até 2006 por conta de sua popularidade e audiência nas reprises. Na Globo, começou a ser exibida em 2004 na TV Globinho e ficou até 2005, na TV Xuxa.

Power Rangers Tempestade Ninja (2003)

Fase que teve a presença do primeiro Ranger brasileiro - o ator Gleen McMillan, que foi o herói Amarelo -, Tempestade Ninja estreou no Jetix em 2004, sendo uma das atrações de destaque do novo nome do antigo Fox Kids.

Foi para a Globo em 2005, onde foi exibida dentro da TV Xuxa. Em 2011, foi a primeira temporada de Power Rangers a ser transmitida na Band, quando o canal paulista comprou todas as temporadas da franquia. Foi reprisada até 2014, nos mais diversos horários da emissora.

Power Rangers Dino Trovão (2004)

Temporada que marca a volta do ídolo Tommy (Jason David Frank), da fase mais clássica de Power Rangers, Dino Trovão começou a ser exibida no Jetix em 2005.

Na TV aberta, teve exibição inédita na Globo em 2006, dentro da TV Xuxa. Na Band, foi exibida integralmente em 2011 nas tardes, e também foi usada como tapa-buraco em 2015 nas manhãs de sábado.

Power Rangers S.P.D (2005)

Série onde os Rangers bancam policiais intergaláticos, Power Rangers Super Patrulha Delta (SPD) teve sua estreia no Brasil em 2006, dentro do canal Jetix.

Na Globo, foi mostrada apenas em 2008, dentro da TV Globinho. Em 2011, foi exibida na Band nas manhãs e tardes de forma integral. Em 2016, foi utilizada como tapa-buraco nas manhãs de sábado da emissora paulista.

Power Rangers Força Mística (2006)

A temporada mais mística de Power Rangers chegou ao Brasil em 2007, através do Jetix, sendo a grande estreia do ano. Na TV aberta, foi apenas exibida na Globo em 2009, na TV Globinho, mas saiu do ar após metade da temporada ser mostrada sem sucesso no Ibope.

Em 2010, foi reprisada nas manhãs de sábado da Globo, onde foi exibida integralmente. Em 2014, foi mostrada na Band em algumas regiões sem horário de verão, em horário nobre, às 20h30.

Power Rangers Operação Ultraveloz (2007)

Temporada considerada das mais infantis da franquia, Operação Ultraveloz começou a ser exibida no Jetix no início de 2008. Foi apresentada também no Disney XD, novo nome do Jetix a partir de 2008, saindo do ar apenas em 2009.

Na Globo, foi mostrada em 2010, dentro da TV Globinho. Foi a última temporada do programa exibida em rede nacional, já que a Band comprou os direitos no ano seguinte.

Power Rangers Fúria da Selva (2008)

Na TV fechada, a série estreou no Disney XD em 2009, nas manhãs de sábado, saindo do ar em 2010. Na TV aberta, esta fase teve uma curiosidade estranha: foi a primeira temporada Rangers desde 1995 a não ter exibição em rede nacional.

A Globo exibiu o show em 2011, mas apenas para algumas regiões, como o Rio de Janeiro, nas manhãs de sábado. A Band exibiu a fase como tapa-buraco nas manhãs de domingo, em 2015.

Power Rangers RPM (2009)

Temporada considerada a favorita dos fãs em termos de roteiro por conta da ousadia - um tom mais sério e realista, próximo ao que as séries Marvel fazem hoje -, RPM foi a primeira temporada exibida de forma inédita na TV aberta, pela Band.

O programa foi ao ar em 2012 e passou de forma integral em rede nacional na época. Em 2015, voltou a ser mostrado, mas como tapa-buraco na programação das manhãs de domingo. Na TV paga, estreou no Disney XD em 2010, mas saiu do ar apenas alguns meses depois. O motivo foi a Disney deixar de ter os direitos da produção, que voltou para a Saban Brands.

Power Rangers Samurai/Super Samurai (2011/2012)

Fase que marcou o retorno da franquia a sua produtora original, a Saban Brands - que passou a dividir a temporada em duas, fases normal e Super - Power Rangers Samurai chegou ao Brasil em 2011, na Nickelodeon, onde foi exibido até 2013. Entre 2014 e 2015, o show foi mostrado nas madrugadas da emissora infantil da Viacom.

No fim de 2011, a Band estreou a série nas tardes e em rede nacional, às 15h. No entanto, após o fim dos episódios, voltou com a fase nas tardes de sábado, como tapa-buraco. Retornou ao ar em 2013, nas manhãs de sábado, mas saiu rapidamente. Hoje, a Band exibe a fase nos domingos de manhã, como tapa-buraco.

Power Rangers Megaforce/Super Megaforce (2013/2014)

Fase que comemorou os 20 anos da franquia, Power Rangers Megaforce chegou ao Brasil em 2014, com um exibidor inédito e inesperado: o Cartoon Network comprou os direitos do programa, que antes era do seu principal concorrente na década de 2000, o Fox Kids.

Tanto a fase normal como a fase Super foram mostradas na íntegra, até maio de 2015, todas às segundas-feiras, às 16h30. Na TV aberta, a fase continua inédita.

Power Rangers Dino Charge/Dino Super Charge (2015/2016)

Fase que retoma o tema clássico de dinossauros e que tem o brasileiro Davi Santos no elenco, Power Rangers Dino Charge chegou ao Brasil em 2015, através do Cartoon Network. Teve pré-estreia em junho daquele ano e começou a exibição regular nas segundas, às 16h30, em julho.

Já a fase Super estreou em julho de 2016 e está sendo exibida em reprises atualmente, no mesmo horário da exibição regular. Na TV aberta, a temporada continua inédita.



Power Rangers Ninja Steel/Super Ninja Steel (2017 - 2018)

Temporada atualmente em produção, Power Rangers Ninja Steel começou a ser dublada para o público brasileiro em abril, no estúdio Mormac, em São Paulo, e está sendo exibida pelo Cartoon Network desde junho, na mesma faixa que as fases anteriores mostradas no canal têm sido exibidas: segundas, às 16h30.

Ninja Steel tem no elenco a atriz Chrystiane Lopes, que interpreta a Ranger Rosa. Ela é conhecida do público brasileiro por ter feito parte do elenco de Malhação: Casa Cheia, em 2013/2014, na Globo.

A temporada Super da fase está confirmada e vai ser produzida em 2018.

Leia também: Em baixa, concursos de Miss são realizados em programas locais no Brasil

Leia também: Giro das emissoras: Viva revela como será primeiro episódio do novo Os Trapalhões




commentDeixe sua opinião
menu