Histórias do Esporte #3: esporte na TV paga não se resume aos debates, conheça programas que valem a pena



Olá, me chamo Brenno Henrique e sou fã de esportes, mídia esportiva e acompanho há anos programas e eventos seja pela TV aberta, fechada e internet. Estarei semanalmente escrevendo sobre isso aqui no TV História. Você vai ver algumas notícias da semana, acontecimentos em programas e canais, opiniões e lembranças que deixaram saudades.

Saindo da mesmice

Você já deve ter notado como existem muitos programas debatendo futebol na TV. Muitas vezes iguais, os mesmos assuntos, nada de novo. Particularmente, até gosto desse tipo de programa (apesar de bastante gritaria, rs), mas também há outras atrações que abordam o futebol de uma forma diferente. E, claro, também aqueles que falam de outros esportes, alguns reality shows e outros. Vale a pena conferir.



O Olhar espnW é voltado para nossas atletas, ele aborda a vida das mulheres no esporte. Histórias, desafios, relatos de como conciliar a vida de atleta com a de mãe e dona de casa, e muito mais. Sempre recebendo como convidadas atletas em atividade e ex-atletas.

Embora o Futebol No Mundo tenha demorado para ser diário, pois a ESPN praticamente vive de futebol internacional, ainda é a melhor opção para acompanhar os times europeus. Tem notícias das principais ligas, transferências, curiosidades e vídeos de lances bizarros. Tem também os palpites entre os comentaristas sobre os principais jogos da rodada.

Sucessor do The Book is On The Table, o ESPN League é o lugar certo para você que gosta dos esportes americanos. Tem papo sobre NFL, NBA, MLB, NHL e mais. O programa fica ainda melhor na época das temporadas da NFL e NBA. Em decisões ele é levado ao ar ao vivo numa espécie de pré-jogo.



Se você gosta de números e estatísticas, gráficos e análises táticas, o Raio FOX é seu lugar. Diferente de tudo que existe hoje em dia, o semanal aborda o histórico de jogos importantes do final de semana, como quem mais venceu em casa e fora, qual jogada o principal jogador do time costuma fazer e muito mais. Os dados utilizados são do site Footstats, no qual até José Eduardo Romanini chegou a fazer parte da apresentação do programa.

O Fox Workout - Dia de Treino é novo e merece sua audiência. No comando das gêmeas Bia e Branca, o programa tem como principal objetivo acompanhar atletas profissionais e amadores que estão buscando melhorar suas atividades físicas. Tem histórias e incentivos para qualquer pessoa começar atividades e exercícios que ajudam o corpo. Sendo atleta ou não, são importantes para qualquer tipo de público. São 15 minutos interessantes. Inclusive, em formato de temporadas. Essa primeira tem 13 episódios.

Com poucas opções sobre automobilismo nos canais de esporte, o FOX Nitro fala muito de Nascar, Fórmula 1 e outras categorias. Flávio Gomes recebe alguns convidados, como pilotos e ex-pilotos. Acontecimentos das principais provas do fim de semana são destaques no semanal.

Considerado um dos melhores da casa, o Bom Dia Fox com muita tranquilidade fala de quase todos os clubes, não gastando todo o tempo de exibição em apenas dois ou três. Coletivas ao vivo de jogadores, técnicos e dirigentes, e entrevistas via internet com jogadores que estão no exterior, são a marca do programa. Mas uma coisa bastante interessante é a variedade de comentaristas que são chamados e alternados ao longo do programa, utilizando assim quase todos contratados durante a semana.



O Giro SporTV faz jus ao nome. Apresenta compactos de diversos eventos que tiveram transmissão recente do canal. Mesmo assim, não se engane, pois ele é feito ao vivo e exibido só no canal 2.

Nos mesmos moldes do descrito acima, o Giro da Rodada é a sua melhor opção se você quer ver ou rever os gols da rodada sem estarem acompanhados de debates e análises. Apenas assistir em rápidos compactos. Inclusive, recentemente, foi feito um especial com os 15 anos do Penta. Foi mostrada toda a trajetória da Seleção com a narração original e in loco de Luis Carlos Jr. e comentários de Júnior.

Também não há muitas opções desse tipo de programa. Se você gosta de artes marciais, veja o Sensei Combate. Bastidores, entrevistas, análises das principais lutas e um esquenta para as que irão acontecer no fim de semana são o destaque do programa.



Com cada vez mais espaço na TV por assinatura, os chamados eSports estão na grade do EI. O canal já conta com transmissões ao vivo de eventos (assim como SporTV e ESPN), mas o destaque aqui é o EI Games. Ao vivo e acabando sempre perto de 2h da manhã, Octávio Neto joga alguns títulos atuais, mas também relembra os que marcaram a infância da maioria das pessoas. Nostalgia pura. Tem novidades do mundo online, interatividade com o telespectador e mais. Se você é um gamer de primeira ou apenas joga às vezes, deve acompanhar o programa diário (que também conta com uma edição no sábado, só que durante o dia).

O Fanáticos, que já está na segunda temporada, é mais um programa diferente de tudo que existe atualmente. Um divertido game show que testa o conhecimento sobre a história do futebol, habilidades dos participantes e a paixão pelo seu time. Em formato de duplas, eles representam o clube do coração e se duelam até a final.



Apesar de ser o segundo esporte preferido do brasileiro, também não existem muitos programas que falam sobre isso e sim apenas papos pontuais durante competições, principalmente quando se tem a Seleção masculina e feminina. Então aí que entra o Roda de Vôlei, com convidados que são completamente ligados no esporte, bate-papo, análises das seleções e do vôlei nacional no atual momento. Além disso, tem um especialista no assunto entre o time de comentaristas, o ex-jogador Marcelo Negrão.

Ops...



O erro aconteceu (não preciso dizer qual, preciso?) durante o Tabelão Fox Sports do último domingo (23).

MLB, Nascar...

Estava previsto, no sábado (22), pelo Fox Sports, a exibição do jogo da MLB e, em seguida, a Nascar Xfinity, só em VT. Porém, a corrida foi levada ao ar ao vivo.

Falando na Major League Baseball... Desde que é exibida no canal, apenas a temporada regular tem transmissão. Só que este ano, as chamadas prometiam temporada regular e playoffs. Será?

Real Madrid X Barcelona

São três jogos previstos para os próximos dias. No dia 29, pela Champions Cup, no Esporte Interativo. Já no meio de agosto, ida e volta da final da Supercopa da Espanha, na ESPN.

Esporte Interativo

Na última sexta-feira (21), a grade do canal foi um pouco diferente. O +90 ganhou 15 minutos, indo até 17h15 na TV (e mais 15 minutos exclusivos no Facebook). Normalmente, às 17h, começaria o Conexão EI, que não foi exibido. No lugar entrou uma reprise de futebol e, em seguida, o Caderno de Esportes em seu horário tradicional. Não se sabe o motivo. Nessa segunda-feira (24) voltou tudo ao normal.

Mauro Cezar Pereira e mais...

Já faz um tempinho que os palpites do comentarista no Linha de Passe são um pouco exagerados só para serem capturados pela "galera do print". O Bate-Bola Debate faz algo parecido também. Geralmente comparam, por exemplo, os elencos de Palmeiras X Real Madrid com o GC perguntando quem tem o melhor time na atualidade.

O Fox Sports Rádio na semana passada fez um gráfico comparativo e no topo havia o destaque "pode printar, mas não precisa xingar".

Isso, segundo todos eles, é porque as pessoas pegam o programa em andamento, printam sem saber o contexto e vão xingar nas redes sociais.

E você o que acha disso?

Sugestões, correções, críticas ou até mesmo me mandar um vírus?
twitter.com/Brehenrique_
facebook.com/brenno.hen
Por cartas também!


Deixe sua opinião



Leia também

Novelas

Por onde anda Cecília Dassi, a Sandrinha de Por Amor

A garotinha Sandrinha conquistou o Brasil na primeira exibição de Por Amor, exibida entre 1997 e 1998 pela Rede Globo. Cecília Dassi, tinha apenas sete anos quando interpretou a personagem. Depois disso, ainda atuou em diversos papeis na Rede Globo, mas abandou a carreira na televisão