Mesmo com polêmicas e concorrência, Dança dos Famosos não perde o fôlego



No começo de agosto estreou a nova temporada de um dos quadros mais populares do Domingão do Faustão: o Dança dos Famosos. Derivada do formato britânico Strictly Come Dancing, a competição entre famosos que se arriscam na dança chega à sua décima quarta edição e mostra que continua com fôlego de sobra, mesmo com a chegada de uma versão concorrente: o Dancing Brasil, de Xuxa, na RecordTV (inspirado no americano Dancing With The Stars).



O elenco da atual edição chama atenção pela presença da apresentadora Adriane Galisteu, que fez carreira em emissoras como SBT, Band, Fox, Discovery Home & Health e a própria Record, além de participações no Sai de Baixo e no próprio Domingão do Faustão, nos anos 90. A ex-namorada do piloto Ayrton Senna não escondeu sua satisfação em estar na emissora carioca novamente.

Ainda integram o grupo as atrizes Isabella Santoni, Maria Joana, Mariana Xavier e Cris Vianna e a cantora Baby do Brasil, no elenco feminino; e os atores Lucas Veloso, Nicolas Prattes, Raul Gazolla e Rafael Zulu, o apresentador Joaquim Lopes e o nadador Thiago Pereira.

Este ano, mal começou a nova edição e as polêmicas deram o ar de sua graça. No último domingo, quando as mulheres dançaram o forró, as controvérsias envolveram Cris e Mariana. No primeiro caso, a jurada Suely Machado, que participou da primeira etapa (gênero baladão, com música eletrônica), sugeriu à atriz que tentasse fazer passos menores em função de seu corpo.

Cris não gostou do comentário e, durante os ensaios, rebateu dizendo não concordar que "porque era grande tinha que fazer passos menores" e que "representa as mulheres grandes". A reação da atriz é um pouco exagerada, uma vez que ela considerou como padrão algo que na verdade foi apenas uma dica da profissional para obter o melhor resultado possível.

Também na etapa do forró, após a apresentação de Mariana Xavier, a atriz Carolina Kasting, que atuou como jurada técnica, fez uma boa avaliação da performance da intérprete de Abigail em A Força do Querer, mas deu nota nove, uma pontuação relativamente baixa que a fez perder a liderança para Isabella Santoni. Mari reclamou nas redes sociais - com razão - e disse que não foi o nove em si que a decepcionou, mas a incoerência entre a explicação e a pontuação.

Kasting se defendeu alegando que nove não era uma nota ruim, o que é discutível, porque a avaliação é feita por décimos (9,9, 9,8 e assim sucessivamente) que fazem muita diferença no resultado final. Pouco depois, Mariana pediu aos fãs que não se exaltassem demais em suas manifestações, evitando o discurso de ódio e fazendo prevalecer o respeito.

Não é a primeira vez que o quadro se envolve em controvérsias. Em 2009, durante uma etapa de dança indiana, o jurado Ivaldo Bertazzo deu nota seis para Leandro Hassum, que se revoltou na época.

No ano seguinte, a atriz Deborah Secco, que fez parte do júri artístico da primeira prova (disco music), votou em Sheron Menezzes para ir para a repescagem, mesmo esta tendo apresentado o melhor desempenho. A controvérsia da decisão teria pesado na questionável derrota de Sheron para Fernanda Souza, uma vez que esta apresentou um desempenho claramente inferior à rival ao longo da competição.

Em meio a isso, o quadro de Faustão ainda se deparou com a chegada de um programa semelhante na RecordTV. O Dancing Brasil, apresentado por Xuxa Meneghel, estreou em abril deste ano e já está em sua segunda temporada.

Há diferenças visíveis, como o corpo de jurados fixo e apenas técnico, a dinâmica de apresentações, muitas vezes com músicas diferentes do ritmo apresentado, e o sistema de eliminação baseado na escolha popular entre os três piores - princípio que também se aplica na escolha do ganhador. O programa também não faz concorrência direta com a versão de Fausto Silva, por ser exibido às segundas-feiras à noite.

Estas diferenças têm ocasionado comparações entre os dois formatos. Há quem prefira o de Xuxa Meneghel pelo maior rigor dos seus jurados (todos egressos da "Dança" de Faustão) e pela produção mais grandiosa. Outros optam pela versão global dominical devido à forma como as apresentações se dão, uma vez que o desafio de apresentar uma coreografia para uma música de gênero totalmente diferente causa inevitáveis estranhamentos.

Ainda assim, mesmo com a benéfica concorrência, a Dança dos Famosos demonstra ter bastante fôlego. A edição de "Dança" 2017 promete uma interessante disputa em função do bom nível de seus participantes, em especial Isabella Santoni, Maria Joana, Mariana Xavier e Lucas Veloso (que apresentou um fantástico número de disco music durante o baladão masculino, no dia 20 de agosto). Quem ganha é o público que curte este tipo de competição.

Leia também: Listão: 10 novelas que a Globo quase reprisou no Vale a Pena Ver de Novo

Leia também: Revista eletrônica frustrada do SBT, Olha Você estreava há 9 anos; relembre conflitos e curiosidades




commentDeixe sua opinião
menu