Confira o resumo de todos os capítulos de Selva de Pedra





Capítulo 1
Aristides recebe um telegrama de sua cunhada, Berenice, dizendo que o irmão Sebastião está mal financeiramente e precisa de ajuda. Aristides chama o filho Caio para dizer-lhe que precisará ir a Campos. Cristiano, revoltado com a situação financeira da família, discute com o pai. Simone vê Cristiano tocando bumbo na praça e se sente atraída por ele. Cristiano e Gastão brigam em frente à casa de Simone. Gastão cai, mortalmente ferido, e Cristiano fica sem ação. Simone ajuda Cristiano a fugir da polícia, escondendo-o dentro de sua própria casa. Cristiano consegue fugir, mas não entende por que Simone o ajudou. Aristides vai visitar o irmão Sebastião, que o recebe mal, dizendo não precisar do dinheiro dele. Jorge quer ajudar Simone a ir para o Rio e expor suas esculturas. Berenice fica sabendo que o homem que Cristiano feriu na briga morreu.

Capítulo 2
Cristiano, sabendo que matou um homem, fica desesperado. Simone também fica sabendo disso e preocupa-se. Berenice descobre que o filho está envolvido no crime e aconselha-o a fugir da cidade. A polícia começa a investigar o caso e colhe depoimento de Simone e Francisco. Jorge convence Simone a seguir com ele para o Rio. Sebastião, sabendo que o filho matou um homem, diz que vai entregá-lo à polícia.

Capítulo 3
Berenice tenta impedir que o marido entregue o filho à polícia, mas Sebastião se mostra irredutível e sai de casa. Cristiano faz as malas e resolve fugir logo, mas quando Sebastião chega em casa, diz que não o entregou. Assim mesmo, Cristiano resolve ir para o Rio. Ao mesmo tempo, Simone convence-se de que deve ir para o Rio com Jorge. Os dois encontram-se no mesmo ônibus, o que faz Jorge ficar com ciúmes de Simone. Simone e Cristiano vão enfrentar juntos a cidade grande.

Capítulo 4
Sinopse não disponível.

Capítulo 5
Cristiano fica preocupado com a presença da polícia na pensão, mas depois ele acaba entendendo que o problema era o relógio, que Miro encontrou e acabou pedindo desculpas. Miro e Cristiano acabam se entendendo e conversando como amigos. Cristiano torna a procurar o tio Aristides, desta vez acompanhado de Miro. Como o porteiro não quis deixá-lo entrar, eles resolvem pular o muro, e entram na festa. O porteiro vem atrás e Caio os põe para fora com violência. Cristiano, desesperado, resolve ir embora da cidade.

Capítulo 6
Miro faz Cristiano desistir da idéia de partir. Jorge diz a Vivi que Simone Marques está na cidade, é uma pessoa culta e artista de talento. Flávia, filha de Jorge, fica sabendo que o pai está bancando o mecenas para uma artista e fica com raiva. Cristiano consegue, finalmente, entrar na empresa do tio e fala com Caio, que agora o reconhece como primo, pega sua carta e diz que vai entregá-la a Aristides assim que ele voltar de viagem. Miro lê nos jornais que Aristides chegará no dia seguinte. Flávia procura Simone.

Capítulo 7
Flávia tem uma violenta crise e xinga Simone, que discute com Jorge, chamando-o de mentiroso. Fanny reitera a cobrança a Cristiano, que não sabe de onde tirar o dinheiro. Aristides manda que achem o sobrinho, mas Caio não consegue se lembrar do endereço e não faz força para achar a carta dele. Caio e Fernanda ficam noivos. Cristiano liga para a casa de Aristides. Caio atende e lhe diz que vai mandar dinheiro para a família dele. Fanny diz que quem não pagar a pensão vai ser despejado.

Capítulo 8
Cristiano consegue driblar a cobrança de Fanny, levando-a para dançar. Assim pendura a conta da pensão por mais algum tempo. Flávia e Walkíria resolvem ir pedir desculpas a Simone, que não atende e joga fora o cartão que Walkíria lhe deixou, mesmo sabendo ser de uma galeria de artes. Berenice recebe o cheque de Aristides. Sebastião vê e rasga. Aristides desiste de ajudar, enquanto Cristiano tenta, sem conseguir, entrar em contato com o tio. Fernanda beija outro homem na frente de Caio, deixando-o enfurecido.

Capítulo 9
Simone recebe a amiga que veio de Duas Barras para estudar no Rio, trazendo uma carta do pai de Simone, que está preocupado com a polícia, ainda à procura do assassino de Gastão. Cristiano recebe também uma carta da mãe, onde ela diz a mesma coisa, e, desesperado, foge da pensão, com mala e tudo. Simone vai à pensão procurar Cristiano, mas não consegue encontrá-lo. Cristiano, como um mendigo, anda pelas ruas, é assaltado e fica sem um documento. Enquanto isso, em Duas Barras, Berenice recebe a polícia em sua casa, que lhe pergunta sobre o filho.

Capítulo 10
Berenice diz ao Comissário que Cristiano está no Rio. Ele diz que queria fazer apenas algumas perguntas e vai embora. Cristiano, enquanto isso, continua na miséria absoluta, comendo restos de comida. Francisco e Clarice chegam de Duas Barras com a notícia de que prenderam o assassino de Gastão. Simone, pasma, escreve uma carta para Cristiano, vai à pensão e pede a Miro que entregue a carta a Cristiano. Sebastião quer denunciar o filho, mas Berenice diz que, se ele fizer isso, ela sai de casa. Cristiano recebe a carta de Simone.

Capítulo 11
Cristiano comemora ao saber que alguém está sendo punido em seu lugar pelo crime que cometeu. Cristiano consegue um emprego no hotel onde Miro é garçom. Cíntia aceita o pedido de casamento de Marcelo. Sebastião vai à cadeia tentar falar com o rapaz que está preso no lugar de Cristiano. O comissário o vê e diz que precisa falar com ele. Flávia vai à casa de Simone e queixa-se com ela. Sebastião diz às duas filhas que Cristiano terá que pagar pelo que fez.

Capítulo 12
Aristides e Vivi resolvem marcar a data do casamento de Fernanda e Caio, para daqui a um mês, mas Fernanda se recusa. Francisco resolve vir para o Rio e morar definitivamente com Simone. Cristiano vai perguntar a Jorge se ele sabe onde Simone está, mas Jorge se recusa a dar qualquer informação. Simone fica sabendo que Jorge não conseguiu vender suas peças, mas está guardando todas na casa de Lúcia. Sebastião volta à cadeia e percebe que Carlos está desmaiado.

Capítulo 13
Simone, muito abalada com o que Jorge lhe contou a respeito de Cristiano, diz-lhe, no entanto, que Cristiano é seu único homem e será sempre. Francisco, preocupado porque a filha está namorando um homem de quem ele não gosta, aproveita uma oportunidade em que se viu sozinho com Cristiano e manda-lhe sumir da vida de Simone. Cristiano, revoltado, resolve sair mesmo. Aristides dá um iate a Fernanda para convencê-la a se casar com Caio. Fanny pede a Miro que não meta Cristiano em suas encrencas. Miro fica furioso e tem um pesadelo que o deixa mais amargo.

Capítulo 14
Simone e Cristiano se reencontram, depois de algum tempo sem se verem. Os dois dormem juntos e Francisco fica furioso, mas Cristiano diz que quer casar com Simone. Jorge discute com Carlos e o manda embora, ficando com Flávia, amedrontada. Miro tem um pesadelo e Fanny, carinhosa, diz a ele que sente amor maternal por ele. Cristiano manda dinheiro para a família. Diva e Berenice recebem a carta que traz o dinheiro e procuram escondê-la de Sebastião, mas não conseguem. Berenice, a despeito de toda a fúria do marido, resolve ficar com o dinheiro. Laura, irritada porque Aristides deu um iate para Fernanda, pede a Verner que a ajude a extorquir do marido algum bem. Com a idéia de uma ilha perto de Angra, que custa alguns bilhões de cruzeiros, Laura pede a Aristides. Ele nega, a princípio, deixando-a furiosa e pronta para fazer qualquer coisa.

Capítulo 15
Laura, furiosa com Aristides, apronta um verdadeiro escândalo, que deixa a todos preocupados na casa. Caio tenta contornar a situação, mas não consegue. Laura simula um suicídio e Aristides não tem outro jeito senão o de comprar a ilha para a mulher. Cristiano diz a Simone que, para se casar, precisará juntar algum dinheiro. E pede a Miro que o ajude a armar um novo golpe. Miro faz isso e os dois combinam tudo. Diva resolve fugir de casa e de Duas Barras. Miro e Cris estão à espera dos turistas quando aparece uma patrulhinha com a sirene ligada.

Capítulo 16
Sinopse não disponível.

Capítulo 17
Sinopse não disponível.

Capítulo 18
Sinopse não disponível.

Capítulo 19
Sinopse não disponível.

Capítulo 20
Sinopse não disponível.

Capítulo 21
Aristides se irrita com o filho Caio e não quer responder como gastou o dinheiro com que deveria ter pago aos funcionários. Com a insistência de Caio, ele inventa que comprou máquinas para o estaleiro, Flávia fica sozinha em casa com César, que vai à sua cama e estupra a menina. Simone e Cristiano resolvem que vão morar na pensão de Fanny. Verner, ao jantar na casa de Aristides, anuncia para todos que Laura ganhou uma ilha. Caio fica furioso, pega o iate e vai para alto-mar com Fernanda. Fanny conta a Simone que Cris aplica golpes sujos.

Capítulo 22
Miro faz insinuações maldosas sobre a visita de Jorge e pergunta a Simone se Cristiano sabe disso. Cíntia diz a Fernanda que Marcelo está muito esquisito com ela. Cristiano, nervoso porque a irmã está na cadeia, arruma uma briga e é mandado embora do hotel, mas pede a Miro que não conte nada para Simone. Mas Fanny conta para Simone, que fica preocupada porque ainda devem uma semana de pensão. Cristiano, desesperado, briga com Simone e ela sai para procurar emprego. Cristiano pede a Miro que prepare o golpe que os dois vão passar em Aristides.

Capítulo 23
Caio discute com Laura porque ela resolveu mandar cerrar uma árvore do tempo da mãe dele, com a conivência de Cíntia. Caio fica furioso por saber que Laura domina Cíntia. Marcelo percebeu a mesma coisa e disse a Cíntia que ele já sabe do segredo dela. Cíntia chora. Diva consegue um emprego, numa farmácia, à noite. Miro e Cris vão a um concerto de piano onde estará Aristides, para aplicarem o golpe do herói nele. Simone, desconfiada, resolve ir atrás.

Capítulo 24
O plano de Cris e Miro dá certo: Aristides dá o endereço para os dois irem à casa dele a qualquer hora do dia ou da noite. Diva, horrorizada, percebe que caiu numa armadilha, pois o emprego não é numa farmácia, mas num bar de última categoria. Simone viu todo o plano de Cris e Miro. Miro não quer dar o endereço do homem que roubou o colar de Laura para Cris. No dia seguinte, os jornais estampam o roubo e Simone alerta Miro para que ele diga onde está o colar, ameaçando-o de entregá-lo à polícia caso ele não diga.

Capítulo 25
Miro dá o endereço do ladrão a Cristiano, que vai ao barraco e consegue reaver o colar de Laura. Miro e Cris combinam que vão à casa de Aristides no dia seguinte. Cíntia conta a Fernanda que tem um filho e este é o segredo que Marcelo não pode saber. Sebastião prega pelas ruas à noite e vai ao bar onde Diva está trabalhando. Diva, que estava escondida atrás do balcão, vê sua família sendo ridicularizada e não aguenta: sai do esconderijo para bater em todos. Fernanda leva Tico para sua casa e chama Cíntia, que fica comovida ao ver o filho. Na mesma hora, chega Marcelo.

Capítulo 26
Vivi, Fernanda e Cíntia escondem Tico, sem deixar que Marcelo o veja. Cristiano procura Aristides, entrega-lhe o colar e diz que não quer dinheiro, apenas um emprego em seu estaleiro. Aristides, comovido, manda Cristiano ir ao estaleiro no dia seguinte. Sebastião fica nervosíssimo quando sabe que a filha estava trabalhando num "antro de perdição". Cristiano não deixa que Simone aceite trabalhar com Jorge. Cristiano vai ao estaleiro do tio e lá encontra Caio, que diz ao pai ser aquele o filho de Sebastião. Cris e Tide se abraçam.

Capítulo 27
Aristides abre as portas do estaleiro para Cristiano, que resolve trabalhar como assistente do Mestre Pedro. Marcelo e Cíntia gostam de Cris, mas essa não é a mesma reação de Caio, que hostiliza o primo desde a primeira vez que o vê, por ciúmes do pai. Cris é convidado para jantar à noite na casa dos Vilhena; vai, mas não leva Simone, que estava tratando de seu pai, doente. Fernanda fica interessada em Cris e Caio fica mais furioso ainda com a presença do primo em sua casa. César vai à noite na casa de Walkíria, aproveitando que Flávia está sozinha.


Deixe sua opinião



Leia também

Novelas

Por onde anda Cecília Dassi, a Sandrinha de Por Amor

A garotinha Sandrinha conquistou o Brasil na primeira exibição de Por Amor, exibida entre 1997 e 1998 pela Rede Globo. Cecília Dassi, tinha apenas sete anos quando interpretou a personagem. Depois disso, ainda atuou em diversos papeis na Rede Globo, mas abandou a carreira na televisão