Quem é quem em Éramos Seis, nova novela das seis da Globo





Confira o perfil dos personagens de Éramos Seis, nova novela das seis da Rede Globo:

Casa de Lola e Júlio

Lola (Gloria Pires) - É o apelido carinhoso de Eleonora Lemos, que vive para cuidar dos filhos Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita), Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes), Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) e Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio) e do marido Júlio (Antonio Calloni). Esposa e mãe devotada, tem como orgulho da vida a casa onde mora com a família, comprada através de um financiamento. Para ajudar Júlio a pagá-la, Lola se dedica à confecção e venda de peças de tricô.

Júlio (Antonio Calloni) - Marido de Lola (Gloria Pires), é apaixonado pela esposa e por sua família, mas não consegue ter com os filhos Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita), Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes), Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) e Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio) a mesma relação amorosa que a esposa estabeleceu com eles. Vendedor na loja de tecidos de propriedade de Assad (Werner Schünemann), tem a ambição de um dia ser rico como o chefe. Na companhia do amigo Almeida (Ricardo Pereira), frequenta um cabaré onde tem Marion (Ellen Rocche) como amante fixa e confidente para seus conflitos mais íntimos, como a luta para manter em dia a prestação da casa onde mora.

Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita) - Certinho e estudioso, o filho mais velho de Lola (Gloria Pires) e Júlio (Antonio Calloni) sonha ser médico. O adolescente nutre uma paixão por Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo) e é correspondido. Tem uma relação conflituosa com o irmão Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes), mas, ao mesmo tempo, é o filho mais companheiro de Lola e não mede esforços para ajudá-la quando a família enfrenta sérias dificuldades financeiras.

Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes) - O mais bonito e genioso dos filhos de Lola (Gloria Pires) e Júlio (Antonio Calloni) se envolve em confusões o tempo todo e não tem bom desempenho na escola. Além disso, rivaliza com Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita), não se entende com o pai e abusa da paciência da mãe. Mas, apesar da rebeldia nata, tem bom coração e seu idealismo o levará a caminhos surpreendentes na vida adulta.

Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) - É o filho mais ambicioso de Lola (Gloria Pires) e Júlio (Antonio Calloni). Desde pequeno sonha estudar engenharia e ser rico. Criança travessa, se realiza ao ganhar de presente de sua tia Olga (Maria Eduarda de Carvalho) um cachorro, a quem batiza de Jagunço. Nutre um afeto por Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz), filha de Genu (Kelzy Ecard) e Virgulino (Kiko Mascarenhas), com quem convive desde criança.

Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio) - A caçula de Lola (Gloria Pires) e Júlio (Antonio Calloni) é o xodó do pai, que faz todas as suas vontades. A situação incomoda Lola, que não concorda com o tratamento diferenciado dispensado pelo marido à filha. Divertida, tem o hábito de deixar o vizinho Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack) desconcertado com seu jeito despojado.

Durvalina (Virgínia Rosa) - Empregada da casa de Lola (Gloria Pires) e Júlio (Antonio Calloni) há anos, ajuda na cozinha e no cuidado com as crianças, pelas quais é adorada. É uma aliada que Lola tem na vida.

Itapetininga

Maria (Denise Weimberg) - A mãe de Lola (Gloria Pires), Clotilde (Simone Spoladore) e Olga (Maria Eduarda de Carvalho) é uma famosa doceira de Itapetininga. Com a venda de seus quitutes caseiros sustentou sozinha as filhas depois que o pai delas morreu. Ela conta com a ajuda de Candoca (Camila Amado), sua irmã mais nova, para entregar os doces que vende por encomenda. Mesmo com uma vida simples, faz o que pode pela felicidade das filhas.

Clotilde (Simone Spoladore) - Irmã do meio de Lola (Gloria Pires) é prestativa, companheira, amorosa com os sobrinhos, mas muito rígida e exigente consigo mesma. Sofre com as piadas que Olga (Maria Eduarda de Carvalho), sua irmã mais nova, faz por não ter se casado. Mas a sina de viver solitária parece ter fim quando ela conhece e se apaixona por Almeida (Ricardo Pereira), vendedor na loja de tecidos e melhor amigo de Júlio (Antonio Calloni). Contudo, logo decepciona-se com a descoberta de que ele é desquitado e que, por conta das leis e costumes da época, não pode se casar com outra mulher.

Olga (Maria Eduarda de Carvalho) - A irmã caçula de Lola (Gloria Pires) e Clotilde (Simone Spoladore) é a mais espevitada e fogosa das três. Diz aos quatro ventos que sonha se casar com um homem rico, da cidade, e desdenha da paixão de Zeca (Eduardo Sterblitch), quase a ponto de desprezá-lo por seu jeito caipira. Mas, no fundo, é apaixonada por ele, e tentará fazer do Zeca o homem rico que sempre sonhou.

Candoca (Camila Amado) - Irmã mais nova de Maria (Denise Weimberg) que não se casou e a ajuda nas encomendas dos doces. É preguiçosa, moralista e faladeira, mas também muito carinhosa com as sobrinhas e uma grande companheira da irmã.

Zeca (Eduardo Sterblitch) - Namorado de Olga (Maria Eduarda de Carvalho) em Itapetininga, é farmacêutico, doce e divertido, mas também meio bronco. É apaixonado por ela a ponto de fazer todas as suas vontades, até mesmo conhecer e conquistar sua tia Emília (Susana Vieira) para ter, quem sabe um dia, a oportunidade de ser rico como ela. Tudo parte do plano de sua amada.

Neves (Breno Nina) - Amigo do Zeca (Eduardo Sterblitch) que, a princípio, se posiciona contra o casamento dele com Olga (Maria Eduarda de Carvalho) por perceber que está prestes a perder o companheiro de farra.

Família Shirley

Shirley (Barbara Reis) - É mãe de Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo) e vive amargurada por ter sido rejeitada quando estava grávida. Deixou, então, o passado para trás na Bahia e foi para São Paulo recomeçar a vida ao lado de Afonso (Cássio Gabus Mendes), que a acolheu junto com Inês, que considera sua filha. É arredia, às vezes até agressiva, mas tudo devido às situações difíceis que viveu no passado.

Inês (Gabriella Saraivah/ Carol Macedo) - É uma menina linda e muito inteligente. Acredita ser filha de Afonso (Cássio Gabus Mendes) e sentirá muito quando descobrir que não é. Não se dá bem com a mãe e os conflitos se agravam quando, na juventude, se apaixona por Carlos (Xande Valois/ Danilo Mesquita) e Shirley (Barbara Reis) tenta mantê-los afastados, com o intuito de proteger a filha de possíveis decepções.

Afonso (Cássio Gabus Mendes) - Dono de um armazém na Avenida Angélica, acolheu Shirley (Barbara Reis) e Inês (Gabriella Saraivah/ Carol Macedo), que assumiu como sua própria filha. É gentil e caridoso, principalmente com Lola (Gloria Pires), por quem tem um grande afeto. Quando João Aranha (Caco Ciocler) aparece, luta para manter sua família unida e teme a reação de Inês ao descobrir que não é sua filha biológica.

João Aranha (Caco Ciocler) - Pai biológico de Inês (Gabriella Saraivah/ Carol Macedo), tem uma família rica que não aceitou seu namoro com Shirley (Barbara Reis). Assim como ela, foi enganado e, após descobrir, passa anos à sua procura. Não é mau caráter, mas vai fazer de tudo para ter sua família unida quando a encontrar.

Vizinhos de Lola

Genu (Kelzy Ecard) - Esposa de Virgulino (Kiko Mascarenhas), com quem teve Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz) e Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack). Vizinha de Lola (Gloria Pires), é sua amiga leal e também a maior fofoqueira da rua. Desconfiada, chega a seguir os passos do marido que vive fazendo serão, para tentar descobrir se ele tem uma amante.

Virgulino (Kiko Mascarenhas) - O marido de Genu (Kelzy Ecard), pai de Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz) e Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack), trabalha na telefônica e é um sujeito íntegro e politizado. Costuma falar sobre política com o amigo Afonso (Cássio Gabus Mendes), com o filho Lúcio e seu amigo Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes). Apesar da desconfiança da esposa, não vai para a farra, nem gosta de beber.

Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack) - Desde criança, o filho de Virgulino (Kiko Mascarenhas) e Genu (Kelzy Ecard) é o melhor amigo de Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes). Nunca é quem tem a ideia das artimanhas, mas é quem sempre está ao lado do filho de Lola quando este apronta. Apesar disso, é um menino honesto e educado. Quando criança, se encanta por Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio). Jovem, vai estudar Direito. Muito politizado, vai lutar por eleições com voto secreto e por uma constituição democrática.

Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz) - Irmã de Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack), é apaixonada por Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) desde criança. É também amiga de Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio).

Casa tia Emília

Emília (Susana Vieira) - Solitária, é viúva de um homem riquíssimo e irmã do pai de Lola. Tem duas filhas, Justina (Julia Stockler) e Adelaide (Joana de Verona). Enquanto Adelaide estuda desde criança em um colégio interno na Suíça, Justina tem um distúrbio mental, não diagnosticado pela medicina da época, e mora com ela. Sem saber como lidar, e com o intuito de proteger a filha, acaba mantendo-a isolada do convívio social, o que limita também seus relacionamentos. Embora tenha um apreço pela família, mantém-se distante das sobrinhas.

Justina (Julia Stockler) - A filha mais velha de Emília (Susana Vieira) vive em uma espécie de mundo paralelo, alheia a tudo o que acontece ao seu redor. Apesar de não se encaixar nos padrões da sociedade, Justina é uma menina muito carinhosa. Tão carinhosa, que quando sua irmã Adelaide (Joana de Verona) nasce, Emília precisa separá-las para que o carinho exagerado de Justina não machuque a caçula.

Adelaide (Joana de Verona) - Filha mais nova de Emília (Susana Vieira), mora na Europa desde criança. Por lá, torna-se uma jovem moderna, questionadora, de atitude e personalidade fortes. Na volta ao Brasil, inicia um relacionamento explosivo com Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes). Está ressentida com a mãe, que a mandou para longe de casa por tanto tempo, e sente ciúmes de Justina (Julia Stockler). Com o passar do tempo, retoma a sintonia com a irmã e interfere na maneira como a mãe lida com seu distúrbio mental.

Higino (Thiago Justino) - O mordomo de Emília (Susana Vieira) é um funcionário leal e dedicado ao cuidado dela e de Justina (Julia Stockler), a quem trata com carinho e atenção, como se fosse sua filha.

Loja de Tecidos

Almeida (Ricardo Pereira) - Melhor amigo de Júlio (Antonio Calloni), com quem trabalha na loja de tecido de Assad (Werner Schünemann). Almeida é um rapaz honesto, mas quando se apaixona por Clotilde (Simone Spoladore) não tem coragem de revelar que é casado. Casou-se jovem e, embora o desquite tenha sido uma decisão de ambos, a esposa dificulta o processo de separação com um pedido de pensão exorbitante. Quando Clotilde descobre, o rejeita.

Assad (Werner Schünemann) - Turco, dono da loja de tecidos, casado com Luci (Lavínia Pannunzio), com quem teve Soraia (Melissa Nóbrega/Rayssa Bratillieri). O que tem de tino comercial, lhe falta em generosidade com seus funcionários. Depois que a primeira mulher morre, casa-se com Karine (Mayana Neiva), mais jovem e interesseira. Está em busca de um sócio para ampliar os negócios.

Elias (Brenno Leone) - Jovem vendedor da loja de Assad (Werner Schünemann), é filho de um amigo da comunidade turca e se torna o funcionário queridinho do comerciante. É uma pedra no sapato de Júlio (Antonio Calloni), que o considera amador e acha que Assad o supervaloriza.

Família Assad

Luci (Lavínia Pannunzio) - Esposa de Assad (Werner Schünemann), é esnobe, frívola e faz todas as vontades da filha Soraia (Melissa Nóbrega/Rayssa Bratillieri). Obriga os filhos de Júlio (Antonio Calloni), funcionário de seu marido na loja de tecidos, a brincar com Soraia.

Soraia (Melissa Nóbrega/Rayssa Bratillieri) - Filha de Assad (Werner Schünemann) e Luci (Lavínia Pannunzio), cresce mimada e fútil como a mãe. Tem uma paixão de infância por Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach).

Cabaré

Marion (Ellen Rocche) - Dançarina, amante e confidente de Júlio (Antonio Calloni) no cabaré frequentado por ele e Almeida (Ricardo Pereira). Apesar da experiência de vida, se ilude na expectativa de que um dia o amado deixe a família e venha ser feliz com ela.

Nely (Caroline Verban) - Dançarina do cabaré.

Alaor (Ramon Francisco) - Garçom do cabaré.

Outros

Tião (Lipinho Costa) - É o líder da turma dos meninos que Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes) e Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack) sonham integrar. Mas o filho de Lola (Gloria Pires) e Júlio (Antonio Calloni) consegue se impor e ganha a confiança de Tião.

Marlene (Walderez de Barros) - A mãe de Júlio (Antonio Calloni) é uma viúva de difícil convivência. Mal-humorada até com o filho, também implica com Lola (Gloria Pires) e passa longe de ser uma avó amorosa com os netos. Contudo, reconhece o valor de Lola na vida de seu filho, e se preocupa quando percebe que o casal passa por dificuldades.

Delegado Gusmões (Stepan Nercessian) - Amigo de longa data de Almeida (Ricardo Pereira), o delegado o ajuda a resolver os problemas com a antiga esposa.

Anos 30

Karine (Mayana Neiva) - Segunda mulher de Assad (Werner Schünemann), ainda mais jovem, fútil e prepotente, tem uma relação de interesse com o marido, a quem chama de sultão. Não consegue se entender com a enteada Soraia (Melissa Nóbrega / Raíssa Bratilliere), que desafia sua autoridade. Mas, aos poucos, as duas se aproximam, e Karine a ajuda a conquistar Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach).

Felício (Paulo Rocha) - Advogado íntegro, experiente e seguro, será o grande amor de Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio). Seria o genro ideal para Lola (Gloria Pires), se não fosse desquitado.

Amanda (Carla Nunes) - Jovem por quem Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita) se interessa. Belíssima, mas muito tímida. Os dois caminhavam para um romance até que Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo), grande amor da vida dele, reaparece.

Marcelo (Guilherme Ferraz) - Amigo de Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita), também estudante de medicina. Rapaz de origem humilde, foi adotado por uma família de boa situação financeira. Ficará muito próximo e ganha de vez o carinho de Lola (Gloria Pires) depois que faz e lhe presenteia com uma foto de todos os membros da família.


Deixe sua opinião



Leia também