Em 2014, neste exato dia 14 de julho, estreava a segunda versão de O Rebu na Rede Globo.

Vamos refrescar a sua memória com 16 curiosidades sobre a produção:

1 – A segunda versão de O Rebu foi exibida pela Rede Globo entre os dias 14 de julho (um dia após a final da Copa) e 12 de setembro de 2014.

2 – Escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, a produção adaptou a novela original de Bráulio Pedroso, exibida entre 1974 e 1975.

3 – Apesar da inspiração, a obra não foi um remake direto, trazendo novas tramas, situações e personagens.

4 – Ao longo de 36 capítulos, os espectadores acompanharam três tempos diferentes: a festa na qual ocorre um assassinato, o dia seguinte e o passado de personagens (através de flashbacks).

5 – Em 1974, o protagonista era o milionário Conrad Mahler, interpretado por Ziembinski. Na versão mais recente, a protagonista foi Angela Mahler, vivida por Patrícia Pillar.

6 – Nas duas versões, os assassinos foram os donos da festa, Conrad e Angela. Mas os assassinados mudaram: no original, a vítima foi Silvia (Bete Mendes), enquanto, na contemporânea, quem morreu foi Bruno (Daniel de Oliveira).

7 – Diversos cineastas de Hollywood inspiraram cenas da obra, como Alfred Hitchcock, Martin Scorsese e Sofia Coppola.

8 – Em entrevista, o autor George Moura disse que escreveu o final da novela de trás para a frente, começando com a resolução do mistério.

9 – A nova versão contou com cenas gravadas em Buenos Aires, na Argentina.

10 – Ao contrário do que acontece normalmente, onde os cenários são remontados diariamente, o estúdio de gravação permaneceu inalterado durante todas as filmagens. Isso se deu pela complexidade da trama, que mostrava a mesma noite ao longo de dezenas de capítulos.

11 – Durante a festa, foram servidos 20 tipos diferentes de comidas, todas de verdade.

12 – Bráulio Pedroso, autor da versão original, foi homenageado ao emprestar seu sobrenome para o personagem de Marcos Palmeira, o delegado Nuno Pedroso.

13 – Apesar de ter sido bastante elogiada tecnicamente, a trama não foi arrebatadora na audiência, tendo média final de 15 pontos no Ibope.

14 – Esta foi a primeira novela da Globo a ser disponibilizada on demand, tendo sido lançada no serviço de streaming Now um mês após seu encerramento.

15 – Na época, a emissora lançou um aplicativo ensinando os espectadores a organizar eventos inspirados na elegante festa mostrada na novela, com dicas de decoração e moda, entre outros assuntos.

16 – Em 2015, surgiram rumores de que a produção seria transformada em uma série a ser exibida pela emissora norte-americana ABC. O canal teria cogitado comprar o formato da Globo, mas a ideia não foi adiante.

Veja também: Qual novela das 7 passava quando você nasceu?

Veja também: Qual novela das 8 passava quando você nasceu?

Especial: Há 33 anos, entrava no ar a Rede Manchete


Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor