A Viagem – Semana #26

• “Eu vim ao inferno pra te buscar!“, disse Diná ao encontrar Alexandre pela primeira vez no Vale dos Suicidas. Nessa sequência, do capítulo de segunda-feira, dá para sentir a relação quase incestuosa entre os irmãos, que pode nos soar sutil por sabermos do grau parentesco que os une. Mas lembrem-se que Diná e Alexandre foram amantes em outra encarnação. Daí talvez essa dubiedade que a novela pincela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O canal de André Mattos no YouTube tem postado vários vídeos das últimas semanas da versão de 1976 da novela (da TV Tupi), com cenas que não existiam no banco de vídeos da Cinemateca. Vale a pena conferir. Tem inclusive sequências de Diná (Eva Wilma) no Vale dos Suicidas dialogando com Alexandre (Ewerton de Castro) e outras que já estão passando no Viva.

• No aniversário de Dona Guiomar teve o penetra Alexandre, que providenciou a torta de climão. Gargalhei quando Raul partiu para cima de Guiomar. Era Caco Antibes cuspido e escarrado! Bom que foi o estopim para Andreza, que convenceu-se de que é Alexandre agindo sobre sua mãe. Até que enfim!

• Téo tem mais crises sofrendo a influência de Alexandre. Lembram quando, lá atrás, questionei aqui se essas “possessões” seriam pela novela inteira? Pois é, foram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


• Acho curiosa a forma como Alberto se defende quando enfrenta Alexandre, ou o próprio ou suas vítimas (Téo, Guiomar e Tato). Alberto se fecha, se prostra, abaixa a cabeça levemente e cruza os braços bem forte, como se estivesse fazendo força.

• No capítulo de terça descobrimos mais uma encarnação de Diná e Otávio, na Idade Média, em que ela o atropela de carruagem – como Diná atropelou Otávio com seu Kadett GSI conversível vinho no início da novela.

• Linda a cena em que o espírito de Diná visita a mãe e chega Estela, que sente o seu perfume! São as melhores irmãs de nossas novelas.

• O seguidor Fábio Allan me informou que a música que está tocando para Diná (que semana passada comentei que achava parecida com o estilo de Enya) foi composta especialmente para a novela por Iuri Cunha. Dê o play:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• Incrível que um dos acontecimentos que mais tomaram espaço da semana foi o casamento de Fátima e Agenor. Incrível que mesmo Agenor tendo humilhado Fátima abandonando-a no altar, ela o aceitou de volta tão facilmente. Incrível Fátima ter se casado com um vestido de noiva completo. Incrível!

• Muito boa a sequência em que Tato tenta demitir Glória, ela revida afirmando que ele legalmente não pode fazer isso, e depois Bia expulsa a namoradinha dele da casa. A tal namorada é a bela Joana Limaverde, talvez em sua primeira aparição na televisão. Sabia que ela é filha do cantor e compositor Ednardo, do “Pavão Misterioso“?

• Pobre Nadia Bambirra, a atriz que vive a Margarida, empregada da fazenda de Guiomar que está acompanhando Antônio nos rodeios. Mal fala, só faz caras e bocas em uma personagem bem ruim.

• E rolou até merchan de vermífugo no núcleo peão-sertanejo!

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor